O Município: Histórico | Localização | Hospedagem | Gastronomia | Pontos Turísticos | Legislação

O município de Bom Jesus do Araguaia foi criado através da Lei nº 7.174, de 29 de setembro de 1999, de autoria do deputado Humberto Bosaipo e com território desmembrado dos municípios de Ribeirão Cascalheira e Alto Boa Vista.

Quando era distrito o deputado Bosaipo enviou Projeto de Lei nº 155/95 à Assembléia Legislativa onde, em sua justificativa, mostrava a urgência da criação da nova unidade municipal "...o movimento pela sua emancipação política cresce dia-a-dia com adesão de todas as forças políticas e sociais daquela comunidade".

Houve de fato uma forte manifestação comunitária em pról da emancipação. Um documento assinado por centenas de pessoas com firma reconhecida, encabeçada pelos líderes e endossada pelo povo apressou a decisão dos parlamentares mato-grossenses em criar esta nova unidade municipal.

No dia 2 de setembro de 1999, o Desembargador Orlando de Almeida Perri, então presidente do TRE/MT, enviou ofício de nº 218/99 ao presidente da Assembléia, deputado José Riva, onde comunicava que aquele Tribunal havia homologado o resultado da consulta plebiscitária para a criação do municípiio de São Bom Jesus do Araguaia, que havia ocorrido em 29 de agosto daquele mesmo ano "...o qual foi favorável à emancipação da referida localidade", disse o Desembargador.

A denominação Bom Jesus do Araguaia é homenagem ao santo padroeiro e à região onde está inserido o município - o Araguaia. Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000, a primeira do município, foi eleito o sr. Marco Aurélio Fullin, como o primeiro prefeito da localidade.

 

Fonte: CD Dados e Estimativas Municipais - SEPLAN
SEPLAN - Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral - MT

Rua Mato Grosso, 322 - Cep 78678 - 000 Tel. (66) 3538 - 1201 | Logar no Portal | Webmail